icon
02
Ago

PERFIL COMPORTAMENTAL

Perfil Comportamental (ou assessment) é uma ferramenta utilizada há pelo menos 60 anos para identificar o estilo das pessoas dentro de quatro grandes áreas do comportamento. Desde seu início até os dias de hoje, calcula-se que por volta de 30 milhões de pessoas no mundo tenham sido submetidas a algum teste de perfil de personalidade.

O teste é realizado através de um questionário respondido pelo candidato a uma determinada vaga. O questionário produz um relatório com várias páginas depois de processado no banco de dados do sistema. O relatório revela dentro das quatro áreas de análise do comportamento, o perfil de personalidade do candidato.
As áreas de análise são: dominância, extroversão, paciência e formalidade. Todos nós, independente do grau de instrução, da cultura, da idade, do sexo e de outras características, nos enquadramos nessas quatro grandes áreas do comportamento. Uns mais dominantes, outros menos. Uns extrovertidos, outros introvertidos. Alguns pacientes e outros nem tanto, tendendo mais para a impaciência. E finalizando, existem pessoas bastante formais e outras que não são tão chegadas às regras e normas. Em tese, não existe um perfil de comportamento idêntico a outro, assim como não há duas impressões digitais iguais. Mas existem perfis aproximados.

Para cada estímulo existe uma reação. Cada pessoa reage de forma diferente aos estímulos. Perfil comportamental é justamente o tipo de reação que cada indivíduo tem frente ao estímulo a que foi submetido.

A bem da verdade, perfil comportamental surgiu através da observação do comportamento das pessoas, o que gerou a formação de um banco de dados. Uma espécie de modelo matemático, meio estatístico. Explicando: todo o bom empreendedor, ou ainda toda pessoa bem-sucedida na área comercial, têm um perfil aproximado, que evidencia uma dominância e extroversão elevadas, um certo grau de impaciência e uma discreta formalidade, mas em geral abaixo da linha média. E aí pode vir a pergunta: isso é bom ou ruim? Não existe perfil bom ou perfil ruim. O que há é uma constatação de que empreendedores e vendedores em geral têm um perfil aproximado como o descrito acima. Existe, contudo, uma função adequada para cada tipo de perfil.

Um estilo de comportamento que seria praticamente o espelho do perfil comentado, o oposto, isto é: dominância e extroversão (introversão) baixas, paciência e formalidade elevadas, é o perfil ideal para um piloto de avião ou para um médico cirurgião. E assim se pode alocar as milhares de funções ou atividades, aos milhares de estilos de comportamento. A pessoa certa colocada na função adequada traz ganho para empresa, uma vez que trabalha feliz e realizada, fazendo não apenas o que sabe, mas o que gosta de fazer.

Num campo de futebol todos são jogadores. Mas um bom técnico jamais colocaria um goleiro para jogar de centroavante. Da mesma forma nas empresas, todos são funcionários, mas um bom patrão colocaria cada colaborar na função adequada ao seu perfil. Ganha a empresa e ganha o trabalhador.

0 Comentários

Compartilhe:

Cadastre-se e receba
novidades do blog
no seu e-mail

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies.

icon